Bioembryo - Biotecnologia da reprodução animal

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Cliente do Mês

Fazenda Alambary

Dedicação e profissionalismo marcam a história do plantel da raça Simental da Fazenda Alambary,localizada em Botucatu/ SP. Conheça um pouco sobre a história desta fazenda, comandada pelo pecuarista David Gil Jesus Fernandez.

Formada por 120 alqueires às margens da Rodovia Marechal Rondon, no interior de São Paulo, a Fazenda Alambary começou sua história na raça Simental em 1999. Em busca de um animal precoce, rústico, com habilidade materna e boa produção de carcaça, David Fernandez investiu inicialmente nos animais da Ricci Agropecuária como inspiração para a base genética do seu plantel, “além de adquirir vários animais importados da Alemanha através do Simental da Santa Eulália”, recorda David, complementando que, logo em seguida, realizou a importação do primeiro lote direto, trazendo genética alemã, canadense e sul-africana, diretamente do Canadá.

 

Hoje, o plantel Alambary possui 300 cabeças, somando animais Simental PO, e também, os investimentos na raça Brahman PO (realizados desde 2007) e receptoras. No dia a dia dos trabalhos na fazenda, cinco funcionários dão conta das demandas com o gado sendo dois para atuação junto aos trabalhos do campo e três acompanhando leilões e exposições.

 

Comercializações e pistas

 

David contabiliza a participação em sete remates por ano, sendo dois como promotor e cinco como convidado. Os leilões sob seu comando são o Simental Parade, que ocorre geralmente durante a Feicorte e o Simental Quality, que acontece em outubro – ambos em São Paulo. Como convidado, ele destaca o Simental Premium, em junho. “Comercialmente avalio o simental da Alambary com uma aceitação muito boa no mercado. Este ano, todos os nossos touros com mais de dois anos já foram vendidos e a comercialização direta está bastante aquecida na fazenda” Entre as negociações mais positivas do plantel nos últimos três anos, estão a fêmea Da Chic Alambary TE, vendida para Magin Rodrigues e a fêmea Imperial Marloe Alambary que foi adquirida por José Soeiro, dentre outros.

 

Já com relação às pistas, cerca de cinqüenta animais do Simental Alambary, desde bezerros até os animais mais adultos, são revezados entre as exposições e, em 2011, faturaram nove premiações de destaque (Melhor Criador e Expositor) nas exposições de Mococa, Batatais, Belo Horizonte, Bragança Paulista e Avaré, sagrando-se como Melhor Criador e 2º Melhor Expositor Nacional da raça durante a Feicorte 2011, que realizou a Exposição Nacional da raça Simental. “Como destaque nas pistas, podemos citar a fêmea Jokasta Alambary que é a atual Grande Campeã Nacional e Grande Campeã Internacional na Expointer, sendo também, líder do atual Ranking Paulista. Jokasta é filha da Darabe, uma Bi-Grande Campeã Nacional com Erbaino, um touro de destaque, ambos de linhagem Sul-Africana”.

 

Opção pelo Simental e Brahman

 

Segundo David, a raça Simental traduz-se como o melhor animal europeu para cruzamento industrial devido às suas características como dupla aptidão, habilidade materna, produção de carne e precocidade. E a opção para a criação da raça Brahman em conjunto com o Simental se deve ao fato dele acreditar que esta raça é o zebu ideal para se produzir carne por meio do cruzamento industrial, também devido às suas características. “por esta razão, estamos unindo as duas raças pois acreditamos que sejam os modelos como cadeia de produção de carne de qualidade”, ele reforça.

 

Seu plantel de animais Brahman está sendo divulgado por meio da marca Infinity e David completa que está disponibilizando exemplares para alguns criadores que vêm obtendo bons resultados com seus animais. “Quem almeja um produto diferenciado e não popular, já observa este negócio com um olhar diferente, pois possui um ótimo valor agregado”.

 

Reprodução

 

Precocidade, rusticidade, com habilidade materna e boa produção de carcaça são os objetivos que impulsionam a Alambary para investir em reprodução animal de ponta por meio da empresa Bioembryo como prestadora de serviços para a ferramenta da FIV. “Trabalhamos com a Bioembryo desde 2005 e os principais diferenciais que posso ressaltar na empresa são a eficiência, bons resultados, qualidade do serviço e também, a parceria”, ressalta David Fernandez.

 

Ele explica que não realiza seus trabalhos em volumes altos pelo fato de concentrar um lote maior de doadoras para serem aspiradas em uma mesma data. “Desta forma, é mais prático e o valor do investimento fica mais acessível para a fazenda. Estamos estudando a possibilidade de aderir ao Herdbook Collars do Rio Grande do Sul para fazer as medições de DEP´s de nossos animais além de fazê-los via Sumário da raça Simental”. 

 

“Nossa seleção é constante buscando como objetivo a rusticidade, fertilidade, habilidade materna, leite, precocidade, produtividade, ganho de peso e adaptabilidade aos trópicos, que é o que o mercado quer”, finaliza David Fernandez

 



Rua Henrique Savi, 5-86 - CEP 17012-205 - Vila Universitária, Bauru - SP
Fone: (14) 3214-4272 / 3214-4272 / (14)9.9123-5440 What - financeiro@bioembryo.com.br - 2017 ® Bioembryo
Desenvolvido por ZR Midia Soluções Interativas