Bioembryo - Biotecnologia da reprodução animal

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Cliente do Mês

Estância São José

O selecionador César Augusto Garcia comanda, há 4 anos, seu plantel da raça Girolando e comercializa integralmente sua produção para uma empresa que fabrica doces de leite. Conheça um pouco da trajetória da Estância São José, nosso cliente do mês!

 

Publicitário aposentado em 2010 após uma importante jornada profissional, quando ocupou um cargo de responsabilidade em uma emissora de TV aberta brasileira, César Augusto Garcia dedica-se atualmente à pecuária leiteira em seu sítio, localizado em Cerqueira César/ SP. Na Estância São José, ele direciona seus trabalhos com as fêmeas Girolando exclusivamente para a produção leiteira.

 

Há 4 anos atrás, quando iniciou na pecuária, o selecionador investiu em 100 animais desta raça buscando-os em leilões e fazendas, considerando como critérios de compra as características vantajosas que ela apresenta, como manejo fácil e de baixo custo, rusticidade e alta produção leiteira. Hoje, seu plantel soma 400 animais divididos entre 50% de rebanho ½ sangue, 40% de rebanho ¾ e 10% de rebanho 5/8.

 

Com 85 hectares, o sítio conta com uma equipe “enxuta” nos trabalhos do dia a dia, sendo coordenados por César e uma equipe de 6 funcionários, que cuidam da alimentação dos animais e duas ordenhas, pela manhã e a tarde. A produção média diária dos animais chega a 1100 litros e a comercialização integral do produto é destinada a uma empresa que fabrica doces de leite, localizada em Avaré/ SP. Conquistando liquidez no seu negócio, César considera-se satisfeito com o momento atual do mercado leiteiro e planeja, a curto prazo, uma produção de 2 mil litros/dia, além de continuar trabalhando com o fortalecimento genético de seu plantel através da FIV. “O segmento leiteiro no Brasil está aquecido e atravessa uma excelente fase, com o consumo em elevação principalmente nas classes C e D”.

 

Ele avalia, ainda, que a comercialização de animais direto na fazenda também está muito boa, além de encontrar alta liquidez nas vendas em leilões. “Participamos de 5 leilões por ano nos quais comercializamos cerca de 30 animais no total”. Em 2011, o primeiro deles ocorreu durante a 46ª Emapa, em Avaré, quando César promoveu junto com mais dois selecionadores da raça o 1º Leilão Girolando São Paulo, faturando R$ 5.9 mil de média com a venda de 41 produtos, entre bezerras, novilhas, vacas em lactação, prenhez e aspiração, uma média que superou as expectativas.

 

Os próximos remates nos quais ele venderá seus produtos acontecem dia 9 de abril, em Fartura, com a venda de 11 animais e, também, em mais dois leilões já confirmados que ocorrem em Taguaí/SP e na Feileite, em SP. Para atender esta demanda de mercado com vendas em remates, no sítio e ainda suprir a necessidade diária de produção leiteira, César investe com seriedade na reprodução através da FIV, tendo começado seus trabalhos com a Bioembryo em 2010. “O que nos motivou a procurar pela Bioembryo foi, principalmente, seu histórico positivo no mercado e a satisfação dos meus amigos pecuaristas que são atendidos pela Bioembryo. Na Estância São José, quem nos assiste é o médico veterinário Frederico Guidorizzi, que também é um dos proprietários da empresa”, ele nos conta, complementando com outro diferencial: “avalio a empresa como uma excelente prestadora de serviços e que realiza um trabalho de pós vendas importante”.

 

E, como um dos projetos da Estância São José é transformar todo rebanho em animais 5/8, ele conta com a FIV como o caminho mais curto e estratégico para atingir este objetivo. “Acredito que o 5/8 é o animal Girolando que melhor representa as características superiores da raça como produtividade, rusticidade, adaptabilidade e habilidade materna, além de economia na mão de obra” ele ressalta.

 

Time de pista

 

Para divulgar seu plantel, César também investe há 2 anos em seu time de pista, composto atualmente por 12 animais. Em 2010, ele conquistou duas Campeãs de categoria durante a exposição de Avaré/ SP; uma Campeã de categoria em Jacareí/ SP e 3º lugar em categoria durante a Feileite, em SP. E durante a estréia do ano, na 46ª Emapa, conquistou a Reservada Campeã de categoria e 3ª Melhor Fêmea Jovem da exposição através a fêmea Flávia.

 

Ele finaliza com uma breve análise do mercado leiteiro em geral. “O momento do leite é muito favorável, mas o ideal de valorização ainda carece de alguns saltos, pois o custo de produção está dificultando a rentabilidade do negócio”, concluiu.

 

 

Por: Luciene Gazeta – Matriz da Comunicação Assessoria

 



Rua Henrique Savi, 5-86 - CEP 17012-205 - Vila Universitária, Bauru - SP
Fone: (14) 3214-4272 / 3214-4272 / (14)9.9123-5440 What - financeiro@bioembryo.com.br - 2017 ® Bioembryo
Desenvolvido por ZR Midia Soluções Interativas