Bioembryo - Biotecnologia da reprodução animal

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Cliente do Mês

Sítio Rio Bonito

Focado na produção de genética leiteira para comercialização, o criador Fábio José Biazon Dias está na pecuária há 6 anos e dedica-se às raças Girolando ¾ e 7/8, Gir e Holandesa. Conheça a trajetória do nosso Cliente do Mês!

O Sítio Rio Bonito localiza-se na zona rural de Itatinga/ SP, município que conta atualmente com cerca de 17 mil habitantes e encontra-se há 220 km de São Paulo. O criador Fábio Dias, além de proprietário do sítio, também coordena os trabalhos no dia a dia junto aos animais, contando com o apoio de quatro funcionários. Seu foco principal é trabalhar com o gado Girolando, pois considera uma vaca boa produtora de leite, uma raça com bastante seriedade no mercado e que, embora vivencie um momento de ascensão, suas ofertas ocorrem com preços realistas. Mas também possui bons animais da raça Gir e Holandesa.

Ele recorda que se dedica a criação de gado de leite há 6 anos. Iniciou investindo em 200 animais e, dentro deste plantel, selecionou alguns de ponta, considerando diferenciais como índices de marcadores genéticos e as vacas mais leiteiras. Desta forma, separou as fêmeas que considerava positivas para o time de elite e para doadoras. “Já tínhamos uma base de ½ sangue com animais filhos de touros bem renomados no mercado, como Meteoro, Sansão e Jarro de Ouro e, através destes animais, realizamos acasalamentos direcionados aos nossos objetivos”, ressalta incluindo que no início dos acasalamentos, contou com apoio de empresas como Lagoa da Serra e ABS que o orientava com relação ao direcionamento dos trabalhos e quais seriam os melhores animais a serem utilizados.

Fábio complementa que as demandas do sítio Rio Bonito são realizadas de forma “simples”: até pouco tempo a ordenha era feita de forma manual e os animais de desmama seguem direto para o pasto. Ele reforça que seu trabalho é direcionado para produtividade e, o fato do Girolando ser um animal rústico e de fácil manejo, auxilia sua lucratividade. Segundo ele, mesmo em dias longos com média de 14 horas, somando 20 horas em dias de trabalho mais extenso.“Desenvolver um trabalho diário com seriedade é uma tarefa árdua, mas estou contente com os resultados que estou alcançando nestes anos. Sou o primeiro a defender que, caso meu negócio não gere benefício, não penso duas vezes para mudar de segmento”.

Entre vacas e novilhas, Fábio contabiliza cerca de 240 animais no Sitio Rio Bonito, sendo seis as principais doadoras do plantel: as fêmeas Girolandas Favorita FB Rio Bonito, Recordista FB Rio Bonito, Tarefa FB Rio Bonito, Revista FB Rio Bonito, Bárbara FB Rio Bonito e a fêmea Holandesa Fabrigen Bela Vista. Segundo ele, sua produção média diária é de 600 litros de leite que são gerados em virtude da disponibilização de animais para o comércio, pois sua produção maior se concentra nas doadoras e suas crias. Mas, ele destaca que se uma destas fêmeas for a melhor vaca do rebanho, ele não pensa duas vezes para vendê-la. “Minha maior clientela se concentra na qualidade dos animais que produzo, pois o mercado é bastante disputado. Meus clientes compram e indicam meus animais para outros produtores de leite e, a partir de 2011, estou investindo também no aumento da minha produção leiteira”, ele argumenta.

Os principais mercados de comercialização de animais em venda direta do Sitio Rio Bonito estão localizados em Duartina, Bauru, Conchas, Porangaba, Tatuí, Arealva e as regiões próximas à Itatinga mas Fábio também participa, como convidado, de dois leilões por ano realizados nas cidades de Fartura e Taguaí. “Em 2010, comercializei 20 animais nos dois leilões. Em 2011, vendi uma vaca muito boa por R$ 7.2 mil em Avaré, e considero este um valor muito real para um investidor entrar na raça e conquistar um retorno positivo”, explica.

Confiança na Bioembryo

Em 2010, Fábio já conhecia o trabalho que a Bioembryo realiza no mercado através de amigos criadores que acompanha. Porém, o que o motivou a contratar a empresa foram os resultados que os plantéis da região alcançaram e que ele pretendia programar em seu rebanho. Assim, iniciou sua parceria com a Bioembryo em 2010 e este ano, já começaram os primeiros nascimentos frutos de FIV.

O veterinário que o atende é Augusto Castro Netto que, segundo Biazon, é um profissional excepcional e comprometido com o resultado do negócio. “Já tive opção de escolha por outras empresas mas, como fui muito bem atendido desde o primeiro contato com a empresa,  criamos um vínculo que influencia bastante na fidelização e confiança na Bioembryo” ele comenta.

Para finalizar, Fábio reforça que os investidores que planejam ingressar na raça Girolando estão com uma boa oportunidade em 2011. “A raça vem crescendo de uma forma muito firme e o mercado está bem aberto, apresentando uma facilidade para aquisição de animais de qualidade. Sendo assim, facilita para quem está entrando agora na pecuária e até mesmo para quem começou há algum tempo atrás e precisa reinvestir e renovar o plantel pois hoje temos a disposição touros excepcionais em todas as Centrais! Basta ter em ‘casa’ algumas doadoras que façam a diferença no rebanho, pois não adianta apenas ter bons touros e não ter boas vacas pois é muito importante preservar a qualidade da sua produção”


* Texto: Luciene Gazeta/ Matriz da Comunicação



Rua Henrique Savi, 5-86 - CEP 17012-205 - Vila Universitária, Bauru - SP
Fone: (14) 3214-4272 / 3214-4272 / (14)9.9123-5440 What - financeiro@bioembryo.com.br - 2017 ® Bioembryo
Desenvolvido por ZR Midia Soluções Interativas