Bioembryo - Biotecnologia da reprodução animal

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Cliente do Mês

FAZENDA BONSUCESSO

Somando quase 50 anos de seleção, a Fazenda Bonsucesso - de propriedade do casal Patrícia e Michel Caro, é cliente da Bioembryo há seis anos. Segundo Caro, a preocupação da Bioembryo em estar alinhada com os objetivos da fazenda selaram o sucesso desta parceria! Saiba mais sobre a história e seleção deste plantel de destaque na pecuária brasileira, também conhecido como Nelore ZAN.

Considerada um marco na historia do Nelore no Brasil, a Fazenda Bonsucesso, localizada na cidade de Guararapes, no interior de São Paulo, tornou-se referência pela tradição conquistada através de anos de pesquisas e investimentos para o melhoramento genético da raça Nelore.

Em terras compradas em 1940 e com seu plantel zebu iniciado a partir de 1953, foi nos anos 60 que o pecuarista Arnaldo Zancaner, sogro de Michel Caro, iniciou o trabalho pioneiro de seleção de desempenho (peso e fertilidade) do nelore no país. No início, o pecuarista pesava mensalmente seus animais e fazia suas avaliações baseadas nas médias e desvios padrões para selecionar os melhores em peso e fertilidade - um trabalho de pioneiro e também solitário, que exigia muita perseverança e disciplina.

Logo surgiu a necessidade de novas ferramentas para gerenciar e interpretar os milhões de dados acumulados nas listagem e fichas do Dr Arnaldo. Assim o impulso à metodologia de seleção foi dado a partir de 1968 quando Arnaldo Zancaner foi buscar apoio junto ao setor de genética da Faculdade de Medicina da USP e foi criada, então, a estrutura do que seria mais tarde o ?Programa de Melhoramento da raça Nelore?. Os dados levantados pela Fazenda Bonsucesso originaram as primeiras teses de mestrado e doutorado em gado Nelore na USP de Ribeirão Preto e continuam hoje a alimentar o banco de dados da ANCP, NELORE BRASIL.

Hoje, os filhos do Dr Arnaldo e Beatriz Zancaner: Roberto e Carmen Zancaner, Adriana e Flavio Aranha Pereira, Patricia e Michel Caro, cada um nas suas respectivas propriedades, dão continuidade ao trabalho e a tradição da seleção da raça Nelore, cada um contando com suas respectivas e valiosas partes da genética apurada há tantos anos.

Assim, Patricia e Michel Caro - titulares da fazenda Bonsucesso, administram hoje um plantel de mais de 2000 cabeças de Nelore PO. De acordo com Michel e confirmando a tradição da família, o casal acompanha diretamente as atividades diárias da fazenda com o auxilio de técnicos de excelente nível: ?Temos o acompanhamento de ótimos profissionais. Mesmo assim, Patrícia e eu fazemos questão de estar à frente de todos os trabalhos da fazenda?, ele explica.

Ao todo, a seleção da Fazenda Bonsucesso soma três propriedades nos Estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com cerca de 1.800 hectares de pastagens manejadas com alto nível tecnológico. Michel Caro lembra que hoje as atividades das fazendas são diversificadas e contam em particular com cana de açúcar, seringueira e soja.

Para auxiliar nos trabalhos de base das fazendas, o casal conta com o auxilio de técnicos como o Engenheiro Agrônomo Arlindo Marques, responsável pelo aspecto nutricional das pastagens e da zootecnista Daniela Fazano, consultara do PMGRN ? Nelore Brasil e encarregada do acompanhamento zootécnico, sanitário e administrativo do plantel.

Michel destaca que a criação de gado e os investimentos em melhoramento genético ocupam um lugar de destaque nas grandes metas da Fazenda Bonsucesso. Para fortalecer este principio, ele formalizou uma parceria com a Bioembryo em 2002, através de indicação do veterinário encarregado dos procedimentos de Transferência de Embriões na propriedade ? o Dr. Clóvis Fazzano. Michel ressalta que a competência dos profissionais da Bioembryo foi um dos fatores determinantes para a concretização da parceria. ?Somamos cerca de 50 anos no mercado pecuário, e a contratação da Bioembryo está nos auxiliando a multiplicar nossa genética e manter nossa tradição no mercado?, ele avalia.

Segundo Michel, outro fator determinante para o sucesso da parceria com a Bioembryo é a constante preocupação que os profissionais da empresa demonstram no trato das doadoras assim como com os objetivos da fazenda. ?Avaliamos o bom relacionamento com os veterinários, a ética profissional e o fato de buscar os melhores resultados juntamente com a fazenda, como fatores primordiais nesta parceria com a Bioembryo?, ressalta Caro, complementando que realiza um trabalho que resulta em aproximadamente 70 embriões mensais.

Michel ressalta que os objetivos que norteiam os investimentos em aperfeiçoamento genético são sempre ligados ao melhoramento. ?Com esta tecnologia, procuramos multiplicar os filhos, machos e fêmeas, das vacas que possuem as melhores avaliações genéticas fornecidas pelo programa de melhoramento PMGRN-Nelore Brasil e, em particular, as cabeceiras para as características de fertilidade, habilidade maternal, ganho de peso e precocidade de acabamento. Também usamos touros melhoradores do nosso plantel e de outros criadores?, complementa Michel Caro

?A comercialização dos produtos, em particular tourinhos e semens dos touros da Bonsucesso, se realiza na própria fazenda ou nos leilões ´Nelore ZAN´, que representam a marca da genética herdada do pioneiro Arnaldo Zancaner?, conclui Caro.

Realização:
Matriz da Comunicação Assessoria




Rua Henrique Savi, 5-86 - CEP 17012-205 - Vila Universitária, Bauru - SP
Fone: (14) 3214-4272 / 3214-4272 / (14)9.9123-5440 What - financeiro@bioembryo.com.br - 2017 ® Bioembryo
Desenvolvido por ZR Midia Soluções Interativas